sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Educação Soka


A educação nos torna livres... É por meio da educação que nos libertamos da impotência, da falta de segurança sobre nós mesmos. O indivíduo que foi liberado de dúvida, que aprendeu a confiar em si mesmo, é naturalmente capaz de acreditar na capacidade latente do outro. A educação nos permite olhar para além das diferenças superficiais, de perceber a grandeza da terra e a grandeza do mar da vida que sustenta a todos nós.”        
                                                   (Daisaku Ikeda)
                                                                                                                                    
 Educação para a cidadania plena, de forma a possibilitar as condições necessárias para atingir a felicidade. Este é o propósito da educação Soka. Para os educadores da BSGI, “não devemos questionar qual é o papel da educação na sociedade, mas sim, qual o papel da sociedade na educação1”, pois trata-se de um instrumento de fundamental importância para a realização de uma mudança social positiva. A educação é o propósito máximo da vida humana e é por meio dela que edificamos novas gerações de cidadãos dispostos a promover uma nova era de realizações.
– O objetivo da educação não é transferir conhecimento; mas orientar o processo de aprendizagem, para equipar o aluno com toda a metodologia para a pesquisa, de forma a dar-lhe condições para que produza o seu próprio conhecimento! – enfatizou o educador Tsunessaburo Makiguti acerca dos métodos de ensino-aprendizagem da escola tradicional que se baseiam na simples memorização em vez de voltarem-se aos métodos que proporcionem ao aluno inspiração, de forma que ele adquira a paixão pela aquisição de conhecimento. 


“Qual é o propósito da vida? Se fosse para expressar isso
em apenas uma palavra teria que ser ‘felicidade’.O propósito da
educação deve, portanto, estar de acordo com o propósito da vida.”
(Tsunessaburo Makiguti)




Fonte: http://www.bsgi.org.br

2 comentários:

  1. Mto bom o texto! O Presidente Makiguti era um sábio quanto à educação! Temos de desenvolver o nosso próprio conhecimento

    ResponderExcluir
  2. A educação humanística é a melhor maneira para desenvolver o ser humano para torná-lo um valor para a humanidade !!!
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir