segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A importância da religião na atualidade




"Era da descrença" - superficialmente, assim poderia ser denominada a era atual. Vamos analisar o porquê da necessidade da fé religiosa como base cinco pontos:

  1. Solucionar os sofrimentos de nascimento, envelhecimento, doença e morte, que são questões fundamentais da vida.
  2. Obter a diretriz inabalável da vida.
  3. Romper a inércia do próprio carma.
  4. Estabelecer uma vida subjetiva e abraçar a razão de viver.
  5. Transformar a civilização, a sociedade atual, confusa e perdida.

(1) Durante sua existência, o homem enfrenta os sofrimentos básicos inerentes a sua vida. O budismo explana-os como os quatro sofrimentos da vida - nascimento, envelhecimento, doença e morte. O sofrimento do nascimento indica o sofrimento de vir ao mundo como ser humano carregando inerentemente os desejos mundanos e o carma passado. Os outros três sofrimentos - envelhecimento, doença e morte - não requerem o acréscimo de qualquer explicação.


(2) Para ter uma vida significativa é indispensável extrair os seus valores, ter um objetivo e estabelecer uma diretriz básica. Vivemos num mundo denominado "era da inviabilidade" e "era de impureza", e é justamente por isso que precisamos ter uma diretriz na vida.


(3) Cada homem carrega seu próprio destino. Cada pessoa vê-se presa ao próprio destino. O budismo esclarece que o efeito do presente tem como causa as próprias ações do passado, portanto, cada pessoa é responsável pelo próprio destino e também pelo caminho para se libertar dele. Abraçando a fé no budismo de Nitiren, poderemos infalivelmente transformar nosso destino.


(4) Inexistência de vida subjetiva e de razão de viver - assim é a era atual. O Budismo de Nitiren Daishonin esclarece a existência do nobre estado de Buda em todas as pessoas, que poderia ser chamado de condição mais elevada e pura de vida. A manifestação deste nobre estado permite estabelecer a vida subjetiva e plenamente satisfeita. Somente a devoção ao Budismo de Nitiren possibilita a manifestação do estado de Buda.


(5) O ser humano vive numa sociedade conturbada e crítica. Entretanto, ele é o próprio criador da civilização atual. O budismo esclarece que por meio da fé na Lei Mística, ele é capaz de transformar radicalmente a própria vida. E com base na vida humana transformada, conduzir a sociedade para um mundo pacífico e confiante.


Fazer nascer uma sociedade pacífica - este é o objetivo máximo do Budismo de Nitiren Daishonin.


Fonte: Livro Guia Prático do Budismo, pág. 145 a 147

4 comentários:

  1. Ótima explicação! Gosto dos seus textos porque são diretos e compreensíveis! E concordo plenamente que é mto importante ter uma boa religião na atualidade, em uma sociedade tão bruta e conturbada! Se não a gente fica mais perdido ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você esteja gostando! Muito obrigada pela força!!!

      Excluir
  2. Parabéns pelo Blog! Continue com este espírito de procura!!!!
    Te amo amore!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amore...obrigada por ter me ensinado o caminho do Budismo Nitiren! Você é o responsável por eu ter encontrado o caminho para a felicidade. Como posso retribuir esta Boa Sorte? Fazendo muito Chakubuku e transformando minha vida !!!
    Te amo!!!
    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir